APRESENTAÇÃO

Este blog não é embasado em culinária internacional, e sim em nosso cotidiano, receitas fáceis e conhecidas, mas com toque pessoal, sempre primando pelo sabor...DELICIE-SE!!!

terça-feira, 28 de maio de 2013

BOLO BRANCO COM COBERTURA DE COCADA





Côco ralado







INGREDIENTES

04 ovos
02 xc de açúcar
02 xc de farinha de trigo
01 xc de margarina derretida
01 xc de leite morno
01 vd de leite pq.  de côco 
01 cl das de sopa de fermento em pó

COBERTURA

300 ml de leite
02 xc de açúcar refinado
50 gramas de côco ralado
02 cl das de sopa de margarina

MODO DE PREPARO MASSA 

Coloque todos os ingredientes no liquidificador ou batedeira, (esta receita é grande, talvez não de para colocar no liquidificador, então bata em duas vezes e depois misture à mão em uma bacia.
Unde uma forma com manteiga e farinha e deixe em forno pré aquecido por 55 minutos, sem esquecer o velho teste do palito, pois nem todos os forno são iguais.

MODO DE PREPARO COBERTURA
Coloque o leite, a margarina, e o açúcar e deixe reduzir, (engrossar), logo , coloque o côco e deixe até dar ponto de em creme espesso antes de soltar do fundo da panelo, Cuidado pode ficar duro demais. Tendo feito isso cubra por completo o bolo.

DICA:  Saboreie este bolo com café preto passado...Humm...fica muito bom, pois o bolo é bem doce pela cobertura.


BOM APETITE !!!

PICANHA NA MOSTARDA

INGREDIENTES

01 Picanha grande
Sal grosso
200 ml de mostarda de boa qualidade
20 gr Alecrim 


MODO DE PREPARO
Tempere a picanha com sal grosso, colocando uma quantidade menor  do que se estivesse preparando para churrasco, cerda de 04 colheres das de sopa de sal grosso e o alecrim.
Cubra com um pano e deixe por cerca de 25 minutos, num refratário de vidro ou forma. Reserve

Passados os 25 minutos, coloque a mostarda na picanha, espalhando por toda a carne. Cubra (NÃO ENROLE) com papel laminado e asse em forno médio por cerca de 30 minutos. Retire o papel laminado e fatie a picanha, mas não totalmente.
As fatias não devem ser mais grossas de que um dedo. Nesse momento a picanha ainda está crua, este procedimento é para o suco da picanha e a mostarda que se misturarem.
Retire o suco misturado com a mostarda do fundo da forma e espalhe em cima da picanha, leve ao forno sem o alumínio e aumente o forno no máximo, até que a picanha atinja o ponto desejado.

Dica: o ponto desta picanha é de 30 minutos com o papel laminado e mais 30 minutos sem alumínio e forno no maximo.
Sirva com arroz com açafrão



Bom apetite!!!


sexta-feira, 17 de maio de 2013

CARNE DE PANELA A GAUDÉRIO


Deixando secar mais fica assim.

INGREDIENTES

02 kg de vazio da costela (sem gordura)
04 dentes de alho
02 Cebolas medias
20 gr de gengibre
50 gr de Cheiro verde
50 gr Mangerona
50 gr Coentro
50 gr de tomate seco picado
Óleo de Soja
Sal
Pimenta
Orégano


MODO DE FAZER
Em uma panela de ferro (preferencialmente) coloque 05 colheres das de sopa de óleo, e deixe aquecer bem, coloque junto ao óleo 01 colher das de chá de açúcar  e deixe queimar até ficar preto ao açúcar.
Tendo feito isso corte o o vazio em pedaços generosos, coloque sal a gosto e leve para a panela, e deixe até fritar, irá juntar caldo da própria carne,quanto começar a grudar no fundo, coloque 200 ml de água  e deixe secar até grudar novamente, somente tendo feito isso coloque a mangerona picada, e o cheiro verde, pimenta a gosto, orégano a gosto.

LIQUIDIFICADOR
Coloque as cebolas , o alho e o gengibre juntamente com 300 ml de água e bata. Tendo feito isso misture à carne e  o resto dos ingredientes que estão na panela e deixe secar até o ponto de sua preferencia, somente então coloque o coentro picado e o tomate seco picado misture e sirva.

RENDIMENTO: 08 PORÇÕES

Sirva acompanhado com a arroz cateto, purê de batata baroa, salada de rúcula ou agrião

BOM APETITE!!!

NOTICIAS, CURIOSIDADES E ENTREVISTAS


NOITE NA CIDADE BAIXA

Estaremos disponibilizando em breve peculiaridades de estabelecimentos gastronômicos  profissionais da área, segredos de culinária, fotos,endereços, e telefone de estabelecimentos, que fazem nossas refeiçoes e happy hour  muito mais saborosos e únicos.
Dicas das melhores galeterias, pizzarias, churrascarias, franquias, tele express, eventos em andamento e por vir na linha de cultura gastronômica, cardápios harmonizados, vinhos, espumantes, cervejas especiais, fornecedores e onde encontrar ingredientes e locais do interior do estado a serem visitados.
Continuem acessando e conferindo, sempre lembrando que este blog está em construção...dE LeVE.




MERCADO PUBLICO





Estive no  lindo e útil mercado público, no centro histórico de Porto Alegre, e me defrontei com vários jatos de água brotando da calçada, em frente ao supra mencionado, ora ora, eram chafarizes, ressalto que chamavam muita atenção, pois eram recentes, entretanto acredito que poderia sem bem mais vistosos, imponentes, algo, talvez mais Veneziano, talvez, pois nosso centro é tão rico em detalhes, basta caminhar e  ver , sentir o que nem está escondido, somos nós que não nos atentamos aos detalhes que fazem parte da história do Porto dos Casais, hoje Porto Alegre.. ressalto que não avistei mais os tais jatos jorrando no Largo Glênio Peres...que pena, fica ai a nossa expectativa, e ainda estava no pressuposto mascote da Copa O Fuleco, Zuzeco ou Amijubi, sei lá, para mim poderia levar ou receber o nome de Brasinho...dE LeVE.






terça-feira, 14 de maio de 2013

PESTO DE HORTELÃ



INGREDIENTES

50 gr hortelã fresco
01 dente de alho pequeno
20 gr nozes trituradas
50 ml Azeite de oliva trufado
01 cl das de chá de parmesão ralado

Sal a gosto
Pimenta a gosto



MODO DE FAZER

Num pilão, coloque folhas de hortelã fresco , as nozes  a a metade do azeite (reserve a outra metade). Macere bem com o auxílio de um socador. Adicione a outra metade do azeite e misture até incorporar todos os ingredientes. Acerte o sal. Adicione pimenta a gosto. Este molho fica com uma consistência granulada.
Na falta do pilão pique tudo muito pequeno, ou num triturador (processador de alimentos)
Esta quantidade de molho serve para 250 g de massa cozida.

DICA:Caso decida bater no liquidificador acrescente 02 pedras grandes de gelo, vai ajudar a macerar .

Clássico molho de manjericão originário de Gênova. O nome tem sua origem no verbo Pestare que significa esmagar, amassar.

PESTO DE MANGERICÃO





INGREDIENTES

30 gr de mangericão fresco (opções: rúcula, agrião, salsa ou coentro)
02 dentes de alho
20 gr de nozes, castanha ou amendoim
1/2 xc de azeite de oliva de boa qualidade
05 un azeitona picada bem pequenas
Queijo parmesão rala do a gosto
Sal a gosto
Pimenta a gosto


MODO DE FAZER

Num pilão, coloque folhas de manjericão fresco (ou rúcula ou agrião ou salsinha ou coentro), alho,  ou castanha de caju (ou nozes ou amendoim) e 1/2 xícara de azeite (reserve a outra metade). Macere bem com o auxílio de um socador. Adicione a outra metade do azeite e queijo parmesão ralado a gosto e a as azeitonas picadas e misture até incorporar todos os ingredientes. Acerte o sal. Adicione pimenta a gosto. Este molho fica com uma consistência granulada.
Na falta do pilão pique tudo muito pequeno, ou num triturador (processador de alimentos)
Esta quantidade de molho serve para 250 g de massa cozida.


DICA:Caso decida bater no liquidificador acrescente 02 pedras grandes de gelo, vai ajudar a macerar .
Clássico molho de manjericão originário de Gênova. O nome tem sua origem no verbo Pestare que significa esmagar, amassar.

sábado, 11 de maio de 2013

TIRAMISSU







INGREDIENTES

350 ml de leite
02 ovos
01 cl das de chá de essência de baunilha
02 cl das de sopa de amido de milho
09 cl das de sopa de açúcar refinado
300 gr de cream cheese
01 Pitada de sal
150 ml de café forte passado
50 ml de licor de café (opcional)
01 pct de bolacha champagne de chocolate
Chocolate em pó – não pode ser achocolatado, pois dará diferença negativa
Grãos de café (opcional)

MODO DE PREPARO
Separe as gemas e as claras. Bata as gemas com 04 colheres de açúcar. RESERVE
Numa panela, misture ao leite, o amido de milho e as gemas batidas com açúcar e a baunilha.
Leve ao fogo brando, mexendo com um batedor de arame até formar um creme. Quando o creme estiver frio, coloque o cream cheese e a pitada de sal, e bata na batedeira, até formar um creme bem homogêneo . RESERVE
Bata as claras em neve com as 04 colheres de aç~ucar refinado. Misture delicadamenbte às claras com o creme. Previamente preparado.

MONTAGEM
Misture o café passado com o licor e 01 cl das de sopa de aç~ucar refinado.
Molhe o biscoito chanpagne rapidamente (os dois lados) no preparo de café. Em tçãs ou em um atravessa de vidro, alterne uma camada de biscoito e uma de creme até preencher a taça ou a travessa, Deixe na geladeira por volta de 05 hs. Na hora de servir, polvilhe chocolate em pó. Pode também ser decorado com grãos de café.

DICA 01: DECORE AS LATERAIS DAS TAÇAS OU DA TRAVESSA COM CALDA DE CHOCOLATE ANTES DE MONTAR, PODENDO SER TAMBÉM DE GROSELHA. FICA MUITO BONITO.

DICA 02: SE AS CLARAS FOREM BATIDAS NA BATEDEIRA, BATA NA MÃO LEVEMENTE COM BATEDOR DE ARAME COM UMA COLHER DE AÇÚCAR E LEVE AO MICROONDAS POR 45 SEGUNDOS, DEPOIS COLOQUE O RESTANTE DO AÇÚCAR E BATA NA BATEDEIRA. FICA MUITO MAIS CONSISTENTE.

DELICIE-SE!!!



sexta-feira, 10 de maio de 2013

HISTÓRIA DA CULINÁRIA





A culinária é a arte de cozinhar1 , ou seja, confeccionar alimentos e foi evoluindo ao longo da história dos povos para tornar-se parte da cultura de cada um. A culinária está invariavelmente associada à cozinha, pois este é o local ideal para cozinhar. Os métodos de culinária variam de região para região, não só os ingredientes, como também as técnicas culinárias e os próprios utensílios. Por exemplo, a cataplana é um recipiente para cozinhar alimentos típico do Algarve, equivalente à tajine de Marrocos. A alheira de Mirandela é um dos alimentos mais exclusivos da cozinha portuguesa, enquanto no Brasil, os pratos típicos incluem a feijoada brasileira e o churrasco. O cozinheiro principal é normalmente conhecido como chef, assim reconhecido pela sua boa cozinha e dotes culinários.
cozinha muitas vezes reflete outros aspectos da cultura, tais como a religião – a carne de vaca é tabu entre os hindus, enquanto a de porco é proibida entre os muçulmanos e judeus – ou determinadas posições políticas, como o vegetarianismo em que não são consumidos alimentos provenientes de animais ou oriundo de animais como leite e ovos para esse efeito.
desenvolvimento industrial teve igualmente um grande impacto na forma como as pessoas se alimentam. Por exemplo, a maior incidência de pessoas trabalharem longe de casa ou terem mais horas de trabalho levou ao surgimento da comida rápida; por outro lado, a consciência da segurança alimentar e da qualidade dos alimentos levou à criação de regras, por vezes na forma de leis, sobre a forma como os alimentos devem ser vendidos.
Uma disciplina associada à culinária é a gastronomia que se ocupa, não do modo como os alimentos são preparados, mas principalmente no refinamento da sua apresentação. Outras disciplinas relacionadas são a nutrição e a dietética, que estudam os alimentos do ponto de vista da saúde ou da medicina.
Fonte: Wikipedia.com

ALMOÇO DE ADOLESCENTE







SUPER FÁCIL, COM INGREDIENTES INDUSTRIALIZADOS E MUITO SABOROSO

INGREDIENTES

01 empanado de frango (aqueles amarelo de mercado) R$ 0,70
03 fatias de queijo mussarela R$ 0,30
02 fatias de presunto R$ 0,30
01 ovo  R$ 0,20
01 sachê de molho pronto com champignon R$ 2,20

Frite o empanado coloque em um prato.Reserve
Frite o ovo coloque em cima do empanado, coloque 02 fatias de presunto e depois as 03 fatias de queijo mussarela também em cima do ovo e leve ao micro-ondas por 45 seg, somente para derreter o queijo retire e coloque uma porção generosa do molho por cima da montagem e leve ao micro-ondas  por mais 01 minuto, sirva com arroz e batata frita e um pãozinho para completar...Praticamente um frango a parmeggiana, de adolescente claro...meu filho Lucas Lacerda  desenvolveu esta obra de arte das calorias.....Provei, é ótimo.

Deguste sem culpa....Bom Apetite!!!


ESTE É O ARTISTA...
Lucas Lacerda - 15 anos



quinta-feira, 9 de maio de 2013

NEGA MALUCA INFALÍVEL




INGREDIENTES
01 xc de leite morno
03 un ovos
01 cl das de sopa de margarina derretida
02 xc de açúcar refinado
01 xc de chocolate em pó
02 xc de farinha de trigo
01 cl das de sopa de fermento em pó
01 pct de chocolate granulado - (opcional)

MODO DE FAZER
Coloque todos os ingredientes de preferencia em um liquidificador potente ou na batedeira, bata até ter uma massa homogenia, Obs .: a massa fica mais liquida que a maioria das receitas.

Coloque a massa em uma forma untada com margarina e farinha de trigo, de preferencia uma forma de bolo com furo no meio tipo de pudim, leve ao forno pré aquecido a 200º por 40 minutos
DICA: Coloque uma segunda forma com água em baixo da que tem o bolo, ela vai espalhar o calor por igual, porém deixe apenas por 30 minutos, após esse tempo retire a forma com água, mas não dispense o teste da faca ou do palito, afinal nem todos os fornos são iguais.

CALDA / COBERTURA
01 xc de leite
02 cl das de sopa de margarina
1/2 xc de açucar
1/2 xc de achocolatado - neste caso não precisa ser chocolate em pó
03 cl das de sopa de doce de leite
ferva até dar ponto de cobertura

Retire do forno corte em os pedaços e somente depois coloque a cobertura, ela vai penetrar na massa, e em seguida espalhe o chocolate granulado.

RENDIMENTO 15 PEDAÇOS COM OS DAS FOTOS ACIMA

BOM APETITE!!!




EM AÇÃO


BACALHAU ÀS NATAS - RECEITA PORTUGUESA



INGREDIENTES
800 gr de bacalhau desfiado e dessalgado 
500 gr de batata cortada em palito
200 gr de nata
50 gr queijo parmesão ralado
02 cebolas roxa 
10 fatias de pão fatiado sem casca
Azeite de oliva
Orégano
Cominho
1/2 cl de chá de açúcar refinado

DESSALGANDO BACALHAU
Coloque o bacalhau em um recipiente com tampa imerso em água durante 24 horas, trocando a água a cada 04 horas, no final deste processo, o bacalhau estará totalmente sem sal, ai colocamos ao nosso gosto. Reserve

BATATA PALITO
Frite as batatas até o ponto antes de dourar, coloque uma pitada de sal. Reserve

PÃO FATIADO SEM CASCA
05 fatias, cortadas em 06 partes cada fatia, passe um fio de azeite em cada pedaço, semeie orégano e cominho nos mesmos, logo depois torre ao ponto de crótons. Reserve

As outras cinco fatias umedeça generosamente no Leite. Reserve

CEBOLAS ROXA
Corte de rodelas e frite com uma pitada de sal até dourar. Reserve

MONTAGEM
Em uma panela coloque um fio de óleo de soja, quando estiver quente coloque 1/2 colher de chá de açúcar e deixe queimar até ficar preto.
Logo depois coloque o bacalhau e de uma fritada de leve, juntamente acrescente a cebola roxa e as batatas palito, esmague com garfo as fatias de pão fatiado no leite e junte também, misture com calma para não quebra as batatas, acrescente 50 gr de nata, tendo feito isso coloque sal a gosto, orégano, cominho, queijo parmesão ralado.

FINALIZAÇÃO
Unte uma forma media, e coloque a mistura homogeneamente, espalhe o restante da nata em cima em forma de cobertura. leve ao forno pré aquecido a 200º e deixe até gratinar as nata.

DICA: Pode ser feito exatamente assim, porém colocado em pequenos pratos refratários de porção única, asse igualmente. podendo depois congelar e preparar no microondas durante 05 min.

APRESENTAÇÃO
Coloque um fio de azeite de oliva em cima juntamente com orégano, sirva com as torradinhas de pão fatiado.

BOM APETITE!!!


CELEBRIDADE DO MEIO ESPORTIVO COMO WANDERLEI LUXEMBURGO, TÉCNICO DO GRÊMIO PRESTIGIANDO SEMPRE.



CALDO DE BATATA BAROA



Ingredientes:

01 kg de Batata baroa
04 un cebola roxa media
04 dentes de alho
100 gr de bacon
200 gr de chanpignon fatiado
01 peito de frango desossado e sem pele
20 gr de gengibre
20 gr sálvia
20 gr Mangericão


Pimenta a gosto
Sal a gosto
Cominho a gosto
Nos-moscada  a gosto
Azeite de oliva
Gergelin preto

Coloque em uma panela de pressão a batata descascada, 02 cebolas, alho tudo cortado grosseiramente,  apenas cubra os ingrediente com água. deixe ferver 15 minutos após pegar pressão. RESERVE

FRANGO
Corte o peito de frango em cubos e frite levemente em azeite de oliva com uma pitada de sal e curry a gosto e salvia. RESERVE

BACON
Corte o bacon em pedaços muito pequenos juntamente com 02 cebolas igualmente cortadas e frite juntos até dourar a cebola. RESERVE

LIQUIDIFICADOR
Coloque no liquidificador o conteúdo da panela de pressão e 20 gr de gengibre e bata, colocando em uma panela maior em fogo brando, controla-se a textura e grossura do caldo com água.
Logo após misture o frango reservado, o bacon com cebola reservado, e 200 gr de chapignon fatiado. deixe ferver em fogo brando.

FINALIZAÇÃO
Após início fervura, coloque sal, pimenta, cominho, Mangericão cortado grosseiramente  uma dose generosa de gergelin preto, sempre a gosto.

Sirva em porções individuais com pão fatiado torrado ou crótons, queijo parmesão com um fio de azeite de oliva.

Agradecimentos a Clayton Franzen

RENDIMENTO 06 PORÇÕES

BOM APETITE!!!



quarta-feira, 8 de maio de 2013

CALDO DE MORANGA CABOTIA


Ingredientes:

01 kg de moranga cabotia (casca verde)
04 un cebola roxa media
04 dentes de alho
100 gr de bacon
200 gr de chanpignon fatiado
01 peito de frango desossado e sem pele
20 gr de gengibre
20 gr sálvia
20 gr hortela
01 cx creme de leite


Pimenta a gosto
Sal a gosto - Dica - não apague o resquício de doçura da moranga com o sal, é a peculiaridade da receita
Cominho a gosto
Nos-moscada  a gosto
Azeite de oliva

Coloque em uma panela de pressão a moranga descascada, 02 cebolas, alho tudo cortado grosseiramente,  apenas cubra os ingrediente com água. deixe ferver 15 minutos após pegar pressão. RESERVE

FRANGO
Corte o peito de frango em cubos e frite levemente em azeite de oliva com uma pitada de sal e curry a gosto e salvia. RESERVE

BACON
Corte o bacon em pedaços muito pequenos juntamente com 02 cebolas igualmente cortadas e frite juntos até dourar a cebola. RESERVE

LIQUIDIFICADOR
Coloque no liquidificador o conteúdo da panela de pressão e 20 gr de gengibre e bata, colocando em uma panela maior em fogo brando, controla-se a textura e grossura do caldo com água.
Logo após misture o frango reservado, o bacon com cebola reservado, e 200 gr de chapignon fatiado. deixe ferver em fogo brando.

FINALIZAÇÃO
Após início fervura, coloque sal, pimenta, cominho, hortelã cortado grosseiramente e creme de leite, sempre a gosto.

Sirva em porções individuais com pão fatiado torrado, queijo parmesão com um fio de azeite de oliva

Agradecimentos a Clayton Franzen

RENDIMENTO 06 PORÇÕES

BOM APETITE!!!




APRESENTAÇÃO




RECEITAS DO LACERDA está sendo desenvolvido pelo amor e ao prazer que a culinária exerce em seu criador, baseado em receitas de mães, avós, colaboradores e de experiencias adquiridas em estabelecimentos de gastronomia por onde passei e ainda passo.  Apresentaremos somente receitas fáceis que são elaboradas com ingredientes simples e saborosos, que lhes darão altíssimo prazer em degustá-las, receitas extremamente caseiras e conhecidas, mas com dicas e um toque pessoal, receitas usadas e executadas em nosso cotidiano.